Cursos de Espanhol para Empresas

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Nível Comum Referência

Programa IEL

Compreensão Oral Leitura Interacção Oral Produção Oral Escrita
Utilizador
Elementar
A1    
A2 Inicial-1 A 2.1 A 2.2 A 1.2 A 1.2 A 2.1

Utilizador
Independente

B1 Inicial-2 B 1.1 B 1.1 A 2.2 B 1.1 A 2.2
B1 Intermédio-1 B 1.2 B 2.1 B 1.2 B 1.2 B 1.1
B2 Intermédio-2 B 2.1 B 2.2 B 1.2 B 2.1 B 1.1
B2 Avançado-1 B 2.2 C 1.1 B 2.1 B 2.2 B 1.2

Utilizador
Proficiente

C1 Avançado-2 C 1.1 C 1.2 B 2.2 C 1.1 B 2.1
C2    

A1 - Iniciação; A2 - Elementar; B1 - Limiar; B2 - Vantagem; C1 - Autonomia; C2 - Mestria;
(mais informação sobre o Nível Comum de Referência aqui)

Inicial 1

O formando será capaz de compreender, oralmente e por escrito, o essencial de instruções e explicações relativas a contextos quotidianos nas relações pessoais e laborais, e de mensagens que contenham informação geral de carácter objectivo, assim como usar os registos básicos na comunicação oral (pessoalmente, por telefone), e na escrita (e-mail, cartas, relatórios), distinguindo contextos formais e informais que contenham informação objectiva relativa a funções básicas: apresentar-se perante desconhecidos; solicitar e dar informações objectivas que reúnam vários elementos de forma consecutiva; argumentar e justificar-se em contextos simples (desculpas, marcações, projectos…); descrever actividades e expressar gostos e circunstâncias objectivas.

Ao nível de correcção, deverá demonstrar consciência do “erro” para poder autocorrigir-se pontualmente, e usar um registo fonético e uma fluência que não dificulte a compreensão da mensagem por parte do nativo.

Inicial 2

O formando será capaz de compreender, oralmente e por escrito, a totalidade de instruções e explicações complexas relativas a contextos quotidianos nas relações pessoais e laborais, e de mensagens que contenham informação geral de carácter objectivo, assim como usar os registos básicos na comunicação oral (pessoalmente, por telefone) e na escrita (e-mail, cartas, relatórios, resumos) distinguindo contextos formais e informais que contenham informação objectiva referente a funções básicas que combinam informações gerais (apresentar-se; solicitar e dar informações objectivas que reúnam vários elementos de forma consecutiva; argumentar e justificar-se em contextos simples; descrever actividades e expressar gostos), e específicas (descrição e narração de factos e circunstancias ocorridos em tempo diferente do actual; intercâmbio de serviços e produtos, relação causa-efeito)

Ao nível de correcção, deverá demonstrar consciência do “erro” para autocorrigir-se frequentemente e utilizar o léxico adequado. Deve usar um registo fonético sem erros de transferência, próximo ao de um nativo, e uma aceitável fluência.

Intermédio 1

O formando será capaz de compreender oralmente e por escrito a totalidade de instruções e explicações complexas referidas a contextos quotidianos nas relações pessoais e profissionais e de mensagens que contenham informações gerais e específicas de carácter objectivo e/ou subjectivo, assim como usar registos complexos (reclamações, opiniões, sugestões) na comunicação oral (pessoalmente, por telefone, com um ou vários interlocutores, em contextos formais e informais) e na escrita (e-mail, cartas, etc.). Estes contextos fazem referência a funções complexas que combinam informações gerais (apresentar-se; solicitar e dar informações objectivas e subjectivas que reúnam vários elementos de forma consecutiva; argumentar e justificar-se em contextos complexos e debates; descrever actividades, gostos e preferências) e informações específicas (descrição e narração de factos e circunstâncias ocorridas em tempo diferente ao actual; intercâmbio de serviços e produtos; relação causa-efeito).

Ao nível de correcção, deverá demonstrar consciência do “erro” para poder autocorrigir-se. Deverá usar um registo fonético sem erros de transferência e o mais próximo possível ao de um nativo, mostrar uma boa fluência e usar o léxico específico adequado a cada situação.

Intermédio 2

O formando será capaz de compreender oralmente e por escrito a totalidade de instruções e explicações complexas em qualquer contexto e de mensagens que contenham informações gerais e específicas de carácter objectivo e/ou subjectivo (no tempo passado ou no futuro), tanto real como hipotético, assim como usar registos complexos (reclamações, opiniões e sugestões) na comunicação oral (pessoalmente, por telefone, com um ou vários interlocutores, em contextos formais e informais) e na escrita (e-mail, cartas, etc.) Estes contextos fazem referência a funções complexas que combinam informações gerais (solicitar e dar informações objectivas e subjectivas; argumentar, justificar e debater utilizando os nexos adequados, reagir às intervenções dos interlocutores) e informações específicas (descrição e narração de factos e circunstâncias ocorridas em tempo diferente ao actual, reais ou hipotéticos).Também deverá poder transmitir mensagens ou referir as palavras de outrem.

Ao nível de correcção, deverá demonstrar consciência do "erro" para autocorrigir-se. Deverá usar um registo fonético sem erros de transferência e o mais próximo possível ao de um nativo e mostrar uma notável fluência e usar o léxico específico adequado a cada situação.

Avançado 1

O formando será capaz de compreender oralmente e por escrito uma vasta variedade de discursos e textos extensos e com um certo nível de exigência e ainda reconhecer eventuais sentidos implícitos dos mesmos. Poderá expressar-se, tanto oralmente como por escrito de forma fluída e espontânea sem mostrar esforço na procura da expressão adequada, e produzirá textos claros, bem estruturados e pormenorizados sobre temas de certa complexidade, tentando mostrar ao mesmo tempo um domínio dos mecanismos de organização, articulação e coerência textual. Será igualmente capaz de usar de forma flexível e efectiva o idioma para fins sociais, académicos e profissionais

Ao nível de correcção, tanto oral como escrito, deverá demonstrar uma grande precisão, assim como uma excelente fluência a nível oral, sendo capaz de usar um léxico adequado e variado em cada situação.

Avançado 2

O formando será capaz de compreender com facilidade qualquer tipo de texto ou discurso complexo, oralmente e por escrito e de construir a informação e os argumentos que provenham de diversas fontes, seja em linguagem oral ou escrita. Neste âmbito também os poderá apresentar de maneira coerente e resumida. Será capaz de expressar-se oralmente de forma espontânea e com uma precisão que permita fazer a diferença entre pequenos matizes de significado. Poderá realizar textos claros sobre temas com um alto grau de complexidade.

O nível de correcção, tanto oral como escrito, deve demonstrar uma alta precisão, assim como uma excelente fluência a nível oral, sendo capaz de usar um léxico adequado e variado em todas as situações.

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