Estudar em Espanha

imprimirenviar a um amigo

Cada vez é maior o número de portugueses que decidem realizar estudos superiores em Espanha optando, entre outras, pelas seguintes alternativas:

  • Programa Erasmus
  • Estudos superiores de Pós-graduação (Mestrado e Doutoramento)
  • Estudos superiores de Primeiro Ciclo (Bacharelato e Licenciatura)

Entre eles, destacam-se os estudantes inscritos nas Faculdades de Medicina e os alunos de pós-graduação em diferentes especialidades (Arquitectura, Medicina Dentária, Psicologia, Design Gráfico, Ciências da Comunicação, etc.).

No caso do Programa Erasmus e dos estudos de Pós-graduação, os requisitos académicos não exigem um nível determinado de conhecimentos de espanhol, ainda que seja muito recomendável um conhecimento elevado da língua com vista a um melhor aproveitamento das actividades académicas.

Relativamente ao Acesso aos Estudos Superiores de Primeiro Ciclo (Bacharelato e Licenciatura), pose ser exigido aos candidatos um nível determinado de competência na língua espanhola. De maneira geral, Os estudantes procedentes de sistema educativos de Estados membros da União Europeia ou de outros Estados com os quais Espanha tenha subscrito acordos internacionais aplicáveis a este respeito, em regime de reciprocidade, poderão aceder às Universidades Espanholas sempre que cumpram os requisitos académicos exigidos nos seus sistemas educativos para aceder às suas Universidades.

Qualquer que seja o objectivo, o IEL abre os seus Cursos de Espanhol Regulares a todos aqueles que queiram habilitar-se para estudar em Espanha e tirar o máximo partido dos seus estudos.

O Departamento de Tradução é mais um serviço útil disponibilizado pelo IEL, para o cumprimento dos requisitos nos processos de inscrição e, nomeadamente, a realização da tradução ajuramentada ("jurada") dos documentos requeridos. Por vezes, para além deste tipo de tradução, é exigido o cumprimento de outros elementos, como, por exemplo, certificar uma cópia do documento original no Consulado de Espanha em Lisboa (na Rua do Salitre, junto ao metro Avenida). Neste caso, convém realizar esse trâmite antes de pedir a tradução.

 

 

imprimirenviar a um amigo
Cursos
DGERT